Vamos falar sobre Sustentabilidade?
Por Mariana Guerra | 14ºC
Apesar disso, já se fala sobre consumo sustentável há alguns anos. Este conceito foi primeiro referido em 1992 na Rio Earth Summit, e depois em 1994 na Oslo Symposium, como:
“Uso de serviços e produtos para responder a necessidades básicas e criar melhor qualidade de vida, minimizando o uso de recursos naturais e materiais tóxicos, bem como emissões de poluentes e lixo ao longo do ciclo de vida desse serviço ou produto de forma a não comprometer as necessidades das futuras gerações”.
Atualmente a definição mais citada é a das Nações Unidas que define desenvolvimento sustentável como “o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer as das futuras gerações.”
A sustentabilidade foca-se principalmente em três áreas: na saúde ambiental, na igualdade social e no crescimento económico de forma a termos comunidades saudáveis, diversificadas e bem sucedidas.
É também importante perceber que estas três componentes estão interligadas e que por isso não devemos focar-nos apenas numa, prejudicando as outras.
Por essa razão a sustentabilidade para nós é: O processo que permite satisfazer as necessidades existentes sem prejudicar as gerações futuras, garantindo a preservação do ambiente e de recursos naturais.
Pretende alcançar o equilíbrio entre a saúde ambiental, igualdade social e crescimento económico. É preciso encontrar um equilíbrio onde, por exemplo, uma empresa tem em consideração o impacto que a sua atividade tem no ambiente, tentando reduzi-lo ao máximo, dando condições dignas e salários justos aos seus trabalhadores, enquanto se certifica que a empresa é economicamente viável.