"O grupo de empresas que não usa “qualidade” como marketing são as empresas japonesas. Quem usa este termo com o objetivo de fazer marketing são as empresas americanas. No entanto, quando se pergunta ao consumidor que marcas identifica quando pensa em qualidade, as marcas japonesas estão sempre presentes, ao contrário das outras. Porque é que isto acontece? Porque o consumidor não forma a sua opinião sobre “qualidade” a partir do marketing das empresas. O consumidor cria essa opinião a partir da sua própria experiência. Por isso mesmo, uma empresa pode gastar uma grande soma de dinheiro para convencer os consumidores da sua qualidade, mas só terá essa perceção se o seu produto tiver realmente qualidade." - Steve Jobs
Ultimamente, basta visitar qualquer site de uma empresa que venda diretamente ao consumidor que a primeira página vai sempre falar de sustentabilidade ambiental, isto para não falar de toda a propaganda "sustentável" que as empresas usam agora nas suas lojas, com o propósito de vender mais.
Tal como a qualidade, a sustentabilidade ambiental e social vende, especialmente nos últimos tempos, em que a sensibilização da importância da sustentabilidade ambiental tem vindo a crescer consideravelmente.
A questão que apresento é: será que está a acontecer o mesmo no mercado do consumo "sustentável" que no mercado dos automóveis com qualidade?
Embora os investimentos em marketing sustentável tenham vindo a crescer consideravelmente, o consumidor pode não ter uma perceção de sustentabilidade relativamente a essas marcas.
É por isto mesmo que estamos a preparar um estudo de perceção de sustentabilidade dos consumidores relativamente às marcas que consomem.
Vamos investigar a relação entre o investimento em marketing sustentável e a perceção final do consumidor, tal como a sua maior ou menor propensão a consumir aquele produto.
Este estudo vai ser representativo de toda a sociedade em Portugal, em conjunto com diversos parceiros com muita experiência na área de ESG - Environment, Social e Governance - como aas empresas: Sustentare e Bright Concept.
A 14 Graus tem esta iniciativa porque acreditamos que a comunicação de sustentabilidade por partes das marcas não está a ser bem feita e queremos estudar o que se pode e deve fazer para que o consumidor perceba o que é sustentável e o que é greenwashing, tal como perceber se estaria disposto a mudar de hábitos de consumo caso perceba as suas diferenças.
Esta iniciativa está a ser idealizada e podem já visitar o nosso site estudoesg.com.
Por Tiago Freire de Andrade | 14ºC